Uma iniciativa artística que convida à reflexão pessoal. A obra convida quem a observa a romper com os limites impostos pelos estereótipos e a explorar o seu universo interior, incentivando a abertura no diálogo com os seus pares. Ao integrar a arte e a mensagem, este projeto torna-se um ponto de encontro para a inspiração e a transformação, reafirmando que cuidar de nós mesmos é o primeiro ato de cuidado com o mundo.
Para que:
- promover uma cultura de abertura e compreensão em relação à saúde mental e ao bem-estar emocional: sensibilizar sobre a importância da saúde mental, os sinais de alerta de problemas de saúde mental e a disponibilidade de recursos de apoio
- reduzir o estigma associado às doenças mentais; aumentar a compreensão e melhorar/facilitar o processo de pedido de ajuda: desafiar, combater e reduzir o estigma e os preconceitos associados às doenças mentais
- Fornecer informações precisas e recursos acessíveis sobre saúde mental, incluindo sintomas, tratamentos, serviços de apoio e estratégias de autocuidado.
Como: criar um manual/recurso digital sobre apoios de saúde mental que pode ser acedido através de um QR-Code.
Que: Um mural alusivo à saúde mental e ao autocuidado pintado por artistas jovens. O mural servirá como uma ferramenta educativa (pelos recursos disponibilizados no QR-Code) e de consciencialização sobre questões de saúde mental.
Ação pretendida de resposta: que as pessoas que por ali passarem, se envolvam e partilhem experiências em volta do tema da saúde mental; que os jovens a partilharem fotos suas no mural, as suas próprias histórias, experiências e mensagens de esperança usando hashtags designadas para o projeto.